Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/10/17 às 13h05 - Atualizado em 8/07/20 às 9h24

Piscicultura

COMPARTILHAR
Granja Ipe Piscicultura
Clique aqui e confira as datas dos cursos de Piscicultura para 2017

 

A SEAGRI-DF, por meio do Núcleo de Tecnologia em Piscicultura e Pecuária (NUPISC), situado na Granja Modelo do Ipê, desenvolve diversas ações para o fomento da piscicultura no DF e RIDE. Com foco nos pequenos produtores e produtores familiares, destacam-se a produção e comercialização de alevinos com alta qualidade genética a preço subsidiado; treinamentos e capacitação em piscicultura além de incentivo à pesquisa e difusão de tecnologias.

 

O NUPISC atende cerca de 1.000 produtores rurais anualmente com capacitação em piscicultura e distribui em média 500 mil alevinos por ano distribuídos para mais de 300 piscicultores cadastrados nos diversos escritórios da EMATER-DF. Como consequência dessas ações, nos últimos 10 anos, o número de piscicultores no DF duplicou, passando de 214 em 2001 para 427 em 2011. No mesmo período, a área inundada em produção saltou de 79,4 para 140 hectares, o que refletiu em um aumento na produção de pescado pela aquicultura de 409 para 1008 toneladas.

 

A eficiência no processo produtivo e o aproveitamento racional dos recursos naturais, decorrentes de assistência técnica e capacitação, também contribuíram para o aumento da produção de peixes, o que pode ser comprovado pelo índice de produtividade média, que aumentou de 5,15 para 7,7 ton/ha/ano. Segundo relato dos produtores, alguns chegam a produzir mais de 40 ton/ha/ano de Tilápia, o que comprova o aumento da tecnificação e a viabilidade da piscicultura no DF.

 

O mercado de pescado total anual cresceu 58% na última década no DF, passando de um total de 23.201 toneladas comercializadas em 1997 a 36.624 toneladas em 2010. A produção de peixes do Distrito Federal e seu Entorno não consegue atender nem 15% do consumo local, demonstrando que há um enorme mercado aberto para recepcionar um aumento na produção local. Deste modo a principal parcela dos produtos pesqueiros consumidos em Brasília vem de outras regiões do Brasil e também importados de outros países.

Atualmente, a Granja Modelo do Ipê conta com 20 viveiros escavados destinados a reprodução de peixes de espécies nativas e exóticas, totalizando 1,02ha de lâmina d´água, um laboratório de reprodução de peixes e um auditório para treinamento com capacidade para 90 pessoas.

 

PRODUÇÃO DE ALEVINOS

 

IMG Alevinos
Desde 2008, a Granja Modelo do Ipê vem reproduzindo a Tilápia da linhagem GIFT, cuja sigla na tradução popular significa Tilápia Melhorada Geneticamente para Aquicultura. Devido ao seu desempenho superior em crescimento e reprodução tardia, além da grande aceitação no mercado consumidor do DF, hoje essa espécie corresponde a 90% dos alevinos produzidos pelo NUPISC.

 

Somente nos últimos cinco anos foram produzidos e distribuídos aproximadamente 2,5 milhões de alevinos de Tilápia, beneficiando mais de 1.300 produtores.

 

Além da comercialização a preço de custo, parte dos alevinos produzidos é doada para condução de Projetos de Pesquisa ou utilização em Unidades Demonstrativas. Nesse sentido, como exemplo, em 2015 já foram doados 16.686 alevinos de tilápias e carpas para utilização em diversos projetos de pesquisa.

 

A venda de alevinos ocorre através dos escritórios locais da EMATER-DF, devendo o produtor interessado, entrar em contato com o escritório mais próximo de sua propriedade para realizar a solicitação. Clique aqui e confira o telefone do escritório da EMATER-DF mais próximo.

 

 

ASSISTÊNCIA TÉCNICA E CAPACITAÇÃO

 

IMG Cursos Piscicultura
Entre os anos 2012 e 2014, 3.335 pessoas foram beneficiadas com assistência técnica e capacitação, dentre produtores, técnicos e estudantes do Distrito Federal, de outros estados do Brasil e de outros países, o que mostra a relevância do trabalho que vem sendo desenvolvido pela SEAGRI-DF. Até o mês de julho de 2015, já foram capacitados 755 produtores rurais na Granja Modelo do Ipê.

 

A capacitação ocorre através de minicursos gratuitos de diversos temas relacionados à piscicultura durante todo o ano. Confira as datas dos cursos de Piscicultura para 2016 clicando aqui.

 

A inscrição nos minicursos pode ser realizada através dos telefones (61) 3380-3112 / 3380-3559

Esclarecimento de dúvidas relacionadas à piscicultura e agendamento de visitas à Granja do Ipê também podem ser solicitadas através dos mesmo telefones e email.

 

Sites relacionados:

 

EMATER-DF: www.emater.df.gov.br

Ministério da Pesca e Aquicultura: www.mpa.gov.br

ADASA: www.adasa.df.gov.br

IBRAM: www.ibram.df.gov.br

 

CONTATOS

 

Informações e agendamento de cursos: (61) 3380-3112

 

Informação sobre comercialização de alevinos: (61) 3380-3112

 

Informações sobre assistência técnica: (61) 3380-3559