9/03/20 às 18h27 - Atualizado em 9/03/20 às 18h27

Começou a 5ª festa da goiaba

Começou no último sábado (07), a 5° edição da Festa da Goiaba. O evento terá atividades até o próximo final de semana (15), pela primeira vez serão dois finais de semana. Repleta de oficinas, exposições e estandes de vendas, a Festa da Goiaba abrigará cerca de 90 produtores da fruta em Brazlândia, que contam com mais de 300 hectares para a produção, tendo em média, 30 toneladas de produção de goiaba por hectare.

A Festa da Goiaba é realizada pela Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Administração Regional de Brazlândia e a Secretaria de Agricultura (Seagri-DF). A Festa iniciou-se com o corte do bolo de goiaba de 5 metros, tradicional para a celebração, e seguiu com a abertura do Empório da Goiaba – espaço de venda de produtos derivados da goiaba ou da própria fruta.

O Secretário de Agricultura, Luciano Mendes, saudou a realização da 5° Festa da Goiaba e parabenizou os produtores por todo trabalho feito nos últimos anos. “Primeiro, gostaria de felicitar pela 5° Festa da Goiaba. Esta é uma estratégia que tem dado muito certo ao longo dos últimos anos. Quando a gente cria esses momentos é para fortalecer essa cadeia produtiva”, afirmou o Secretário.

A Presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, também ressaltou a importância da realização da 5° Festa da Goiaba. “Embora Brazlândia seja conhecida pela Festa do Morango, é a goiaba a fruta mais produzida no Distrito Federal. A goiaba produz empregos no campo, renda aos produtores e oportunidades na agroindústria”, comentou Denise.

Já o Presidente da Arcag, Yukio Yamagata, fez um apanhado geral sobre os produtores e a produção de goiaba do Distrito Federal, além de agradecer a presença de todas as instituições no evento. “É muito gratificante, primeiramente, pela grande produção da goiaba, seguida da elevação dos postos de trabalho no Distrito Federal; são mais de mil empregos diretos gerados pelos produtores rurais”, comentou o presidente da Associação.

Também participaram do dispositivo: Josiel Rosa (Administrador de Brazlândia); Vanessa Mendonça (Secretaria de Turismo); Yolando Almeida (Deputado Distrital); Fauzi Nacfur (Diretor do DER); William Barbosa (Superintendente do MAPA); Aramis Beltrame (Gerente de Regulação da Terracap); Kelly Cristina (Superintendente do Senar-DF – representando o Presidente da FAPE – Fernando Ribeiro); Akira Yamada (Embaixador do Japão no Brasil); Valter Casimiro Silveira (Secretário de Mobilidade).

Confira a programação completa da 5° Festa da Goiaba: