Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/04/21 às 13h04 - Atualizado em 22/04/21 às 13h06

Começou a 6ª Festa da Goiaba

COMPARTILHAR

Foto: Tony Winston/Agência Brasília

 

Começou nesta quarta-feira (21), a 6ª Edição da Feira da Goiaba, que vai até domingo (25), na sede da Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag). O evento, organizado pela Arcag, é uma adaptação da tradicional Festa da Goiaba à pandemia de Covid-19.

 

Durante os dias de realização da Feira, os visitantes poderão ter acesso por drive-thru às áreas de gastronomia e artesanato, à Florabraz (feira de flores e plantas ornamentais) e ao espaço Empório da Goiaba, onde produtores rurais comercializarão a fruta in natura, além de doces, sucos, licores, tortas e geleias.

 

Extensionistas da Emater irão oferecer palestras técnicas aos produtores, além de disponibilizar no Youtube e nas demais redes sociais da empresa, vídeos de receitas com goiaba.

 

A Feira da Goiaba tem como objetivo divulgar a produção da fruta, estimular o seu consumo, atrair novos mercados, promover a integração entre os produtores e proporcionar informações técnicas a respeito do cultivo e manejo da goiabeira.

 

Segundo o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes, ressaltou que na região de Brazlândia existem muitas famílias que se dedicam a produzir alimentos de qualidade para a população do DF, e que a região precisa ser conhecida e essas famílias valorizadas. “A área agrícola de Brazlândia precisa ser mais conhecida da sociedade de todo o DF. Lá temos milhares de famílias dedicadas à produção agropecuária, produzindo alimentos da melhor qualidade, respeitando o meio ambiente. Temos que os valorizá-los cada vez mais. O cultivo de goiaba na região e uma das diversas atividades. É renda para o agricultor, oportunidade de geração de empregos e produtos de qualidade na mesa do brasiliense”, afirmou.

 

Protocolos de segurança sanitária são adotados para realização do evento

 

A visitação ao espaço será por ordem de chegada dos veículos e serão adotados protocolos de segurança sanitária, conforme as orientações do Governo do Distrito Federal e da Vigilância Sanitária. É obrigatório o uso de máscaras, aferição de temperatura de trabalhadores e visitantes na entrada do evento, uso de álcool em gel e distanciamento social.

 

Produção

 

Os produtores de goiaba do DF devem colher 8 mil toneladas da fruta neste ano, mantendo a média dos últimos três anos. A safra principal ocorreu no final de março – o segundo período de colheita, a “safrinha”, ocorre de setembro a outubro.

 

O DF tem 83 produtores, dos quais 4 orgânicos, com uma área total de 317 hectares plantados da fruta (0,55 hectare de orgânico), 22,7% da área de plantio destinada à fruticultura na capital. A principal região produtora da fruta no DF é Brazlândia, concentrando 98% da área de cultivo.

De acordo com a Emater-DF, a produção representa uma receita bruta de mais de R$ 26,6 milhões aos produtores da fruta e gera subprodutos apreciados pelo mercado. No DF, a produtividade da fruta é maior do que a média nacional. Os produtores locais colhem 27,5 toneladas por hectare, enquanto a média do país é de 26,4 toneladas por hectare.

 

A 6ª Feira da Goiaba é uma iniciativa da Arcag, com apoio da Associação Cresce-DF. São parceiros da feira, a Administração Regional de Brazlândia, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Turismo, Novacap, GDF, Governo Federal, e Polícia Militar.

Confira a programação online

 

 

 

 

 

 

Serviço:
6ª Feira da Goiaba
Data: 21 a 25 de abril de 2021
Horário: 10h às 18h
Local: Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag)
Endereço: BR-080, km 13, Brazlândia
Entrada gratuita
Classificação livre

Leia também...