Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/21 às 14h42 - Atualizado em 26/03/21 às 14h50

Instituições debatem a conservação dos recursos hídricos no DF

COMPARTILHAR

 

Nesta quinta-feira (25), a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) participou do Webinar Semana Mundial da Água, promovido pela Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Sema-DF). Durante o evento, a Seagri-DF apresentou as principais ações realizadas pela Pasta para contribuir com a conservação da água.

 

Um ponto debatido foi a alocação negociada de água. Nesse modelo de compartilhamento de uso da água, Secretaria de Agricultura, Emater-DF e Adasa negociam com os agricultores o volume de água a ser disponibilizado, principalmente nos sistemas coletivos e nas outorgas de uso de água. O objetivo dessa política é garantir a todos o acesso à água e preservar os usos múltiplos dos recursos hídricos.

 

Segundo o secretário Executivo de Agricultura da Seagri-DF, Luciano Mendes, “a crise hídrica enfrentada pelo DF nos anos de 2016-2017 trouxe uma série de reflexos para a agricultura local, principalmente no comportamento das instituições, e também dos produtores. As instituições começaram a acompanhar mais de perto essa questão, lançando programas de recuperação de áreas degradadas, construção e manutenção de canais de irrigação, além da capacitação de agricultores para uso racional da água. Por outro lado, os produtores começaram a controlar mais sua irrigação”.

 

“A Seagri-DF zela muito pela segurança hídrica do Distrito Federal nos próximos anos. Em razão disso, estamos construindo, em parceria com mais 21 instituições, o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do Distrito Federal. O Plano trará diretrizes, ações e metas para os próximos 20 anos, incluindo a questão da água; seja para abastecer a população, seja para atender as necessidades dos produtores”, destacou o secretário Executivo de Agricultura.

 

 

Texto: Ascom Seagri-DF

Leia também...