Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/07/20 às 9h24 - Atualizado em 27/07/20 às 9h24

Projeto prevê a instalação de abatedouro de aves no DF

COMPARTILHAR

 

Servidores da Secretaria de Agricultura (Seagri-DF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF) realizaram uma visita a um abatedouro de frangos em Goiás, próximo à cidade de Rio Verde, para conhecer as instalações do local que começará a funcionar nos próximos dias e atendará produtores da região.

 

Segundo o secretário executivo de Agricultura, Luciano Mendes, o objetivo é implantar no Distrito Federal um abatedouro com as mesmas características. “Nós não temos no DF um abatedouro comunitário de aves ainda e a intenção é construir e colocar à disposição das organizações como associações e cooperativas de produtores, para que eles possam utilizar e fazer a gestão. Queremos fomentar a cadeia da avicultura, principalmente galinha caipira e codorna, para que futuramente também possamos colocar esse produto à disposição na alimentação escolar e nas compras públicas”, afirmou Mendes.

 

O diretor da Dipova (Diretoria de Produtos de Origem Vegetal e Animal), Marco Antônio Martins, explicou que o abatedouro visitado irá entrar em funcionamento em aproximadamente um mês e que, aqui no DF, o projeto será executado por meio de uma Emenda Federal que irá financiar a construção do abatedouro comunitário. “A visita foi organizada pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), a pedido da Seagri. Fomos conhecer esse abatedouro de porte pequeno, similar ao que queremos implementar aqui no DF. Vimos a estrutura do local, que por sinal é muito bem montada. O pessoal da Agrodefesa deu todo o apoio necessário para nossa visita e isso foi de fundamental importância, principalmente esse intercâmbio entre as instituições”, ressaltou Martins.

 

Ascom Seagri-DF