Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/19 às 11h05 - Atualizado em 21/08/19 às 11h05

Reunião discute enfrentamento à dengue na área rural do DF

COMPARTILHAR

 

Foi realizada nesta terça-feira (20), na Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF), uma reunião que envolveu a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), a Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), a Secretaria de Estado de Educação (SEEDF), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e a Secretaria de Estado e Governo (SEGOV).

 

A reunião teve o objetivo de discutir e planejar as ações de combate e enfrentamento à dengue no DF, especificamente, para o espaço rural. A ação consiste no alinhamento de um grupo de trabalho entre as instituições, e com isso, estabelecer medidas de controle e combate ao mosquito transmissor da doença, de forma antecipada.

 

Porém, não é só a dengue o alvo de combate desse grupo de trabalho, que também está preocupado com doenças como a hantavirose, leishmaniose e o aumento de picadas de escorpiões.

 

Uma série de ações no meio rural estão sendo elaboradas para a prevenção dessas e outras problemáticas existentes, entre elas, por exemplo, o recolhimento de entulho por meio do Programa Polo Rural e a instalação de Papa Entulhos, além de ações de limpeza nos núcleos rurais.

 

O secretário Executivo da Seagri-DF, Luciano Mendes, comentou sobre a reunião e os objetivos que foram traçados no encontro com as demais secretarias e órgãos do DF. “A gente construiu aqui uma reunião específica desse Grupo de Trabalho, para discutir as ações de enfrentamento a dengue. O estreitamento entre esses órgão é necessário, para sensibilizar as comunidades rurais para os cuidados com locais onde possam existir focos do mosquito Aedes Aegypti.

 

Ele também comentou sobre as outras ações que serão realizadas pelo grupo de trabalho na área rural. “Vamos realizar um levantamento de todos os eventos coletivos importantes da área rural, e com isso, aproveitar para levar informação a respeito da dengue para as comunidades”, concluiu Luciano.

 

Sobre a Dengue

 

Em 2019, o Brasil passou por uma epidemia de dengue. Foram registrados, até 10 de junho, mais de 596 mil casos da doença, com pelo menos 366 óbitos. No Distrito Federal, foram computados, até 13 de julho, pouco mais de 13 mil casos prováveis da doença, com 33 mortes registradas.

 

A dengue é uma arbovirose – termo usado para um vírus que se transmite aos humanos através dos insetos (mosquitos), os quais se contagiam ao picar animais infectados. Existem cerca de 545 espécies de arbovírus, mas só 150 delas causam doenças em seres humanos. (Fonte: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal – SES-DF)

 

 

 

Texto: Ascom Seagri-DF

 

Foto Acácio PinheiroAgência Brasília