Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/21 às 9h18 - Atualizado em 13/05/21 às 9h37

Seagri-DF participa de ação solidária da DFSuin de doação de carne suína

COMPARTILHAR

 

Na tarde desta quarta-feira (12), a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) participou de ação solidária de doação de mais de 1 tonelada de carne suína a 400 famílias do Itapoã. Coordenada pela Associação de Criadores de Suínos do Distrito Federal (DFSuin), a ação foi realizada em atendimento a uma solicitação do Centro de Ensino Fundamental Dra. Zilda Arns, localizado no Itapoã.

 

Como gesto de solidariedade às famílias em situação de vulnerabilidade social, suinocultores e frigoríficos associados à DFSuin uniram-se para doar os cortes suínos. “Essa foi uma iniciativa de um associado que soube da ação que a escola estava realizando e teve a ideia de unir forças junto aos demais associados, para que hoje pudéssemos fazer essa entrega de aproximadamente 1,6 toneladas carne suína”, esclareceu Douglas Rocha, diretor-executivo da DFSuin.

 

Presente na entrega, o secretário de Agricultura, Cândido Teles, destacou a importância da ação, especialmente neste momento de pandemia. “Hoje é um dia de alegria, solidariedade e de partilha.  Quero parabenizar a direção da escola e a DFSuin por esse ato de grandeza. Quero agradecer também a nossa Subsecretaria de Defesa Agropecuária, que dá toda assistência nas propriedades.  E hoje, com a distribuição de mais de uma tonelada e meia de carne suína de excelente qualidade, inspecionada, que vai atender aproximadamente 400 famílias, mostra que o campo está unido, que o campo está combatendo a fome, seja na distribuição gratuita de alimentos, seja na oferta de alimentos nas cidades, seja na oferta de alimentos para o mundo. O Brasil está se tornando um grande celeiro para o mundo na distribuição de alimentos.  Quero deixar meu abraço fraterno para todos os criadores e produtores de suíno do Distrito Federal”, ressaltou o secretário.

 

Ao todo, o Distrito Federal  conta com uma população de cerca de 150 mil suínos, entre criações comerciais e de subsistência. Aproximadamente 81% desses animais encontram-se em 31 estabelecimentos tecnificados. O DF possui 6 abatedouros de suínos e 20 estabelecimentos que produzem linguiça e embutidos suínos com registro na Seagri-DF, na Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova). Em 2020, foram abatidos em torno de 150 mil animais nesses frigoríficos e produzidas 591 mil toneladas de produtos cárneos nos estabelecimentos registrados na Dipova.

 

“Essa ação, tão necessária nesse momento, reforça cada vez mais a importância do serviço da Defesa Agropecuária do DF, que acompanha, orienta e fiscaliza desde o rebanho suíno até o frigorífico onde é realizado o abate, sem deixar de fora a agroindústria, onde o mesmo é transformado. O produto doado tem a chancela da Dipova, que garante sua qualidade e inocuidade. É o agro do DF, em conjunto com a Secretaria da Agricultura, levando um produto seguro a quem mais precisa nesse momento de pandemia”, destaca a subsecretária de Defesa Agropecuária substituta, Cristyanne Taques.

 

 

 

Texto e foto: Ascom / Seagri-DF

Leia também...