Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/18 às 12h33 - Atualizado em 22/03/18 às 9h08

Secretaria de Agricultura  e Embaixada de Israel promovem palestra sobre o uso da água na agricultura

COMPARTILHAR

Produzir mais, em menos espaço e com pouca água. Este é o grande desafio da agricultura. Principalmente em regiões nas quais água e terra arável são escassas. Foi justamente a necessidade de produzir alimentos com poucos recursos naturais que fez da tecnologia agrícola israelense uma das mais desenvolvidas do mundo, especialmente em irrigação. Por isso a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal  trouxe para a Vila Cidadã no 8º Fórum Mundial da Água, especialista sobre o tema para realizar em parceria com a Embaixada de Israel a palestra “O uso da água para agricultura em Israel”.

 

O evento foi ministrado pelo Phd. Dr. Beni Lew, pesquisador no Instituto Volcani que falou sobre tecnologias inovadoras usadas no país para a produção de alimentos com uso econômico de água. O Embaixador de Israel Yossi Shelley fechou o evento lembrando da necessidade de educar a população de como usar e economizar, fazer uma melhor gestão, para “não pagar pela água depois”.

 

O palestrante Beni Lew apresentou algumas das produções do país que ocorrem em áreas desérticas, como vinícolas e campos de pimentões.O país está presente no evento com um estande da Expo e é uma das referências em todo mundo pelo seu projeto de dessalinização de água. Cerca de 80% da água potável consumida pela população Israelense é proveniente do mar.

 

A questão da água em Israel é um assunto de segurança e estratégia nacional. No país chove muito pouco. As precipitações pluviométricas anuais são de 720 mm ao Norte, 550 mm no Centro e 50 mm no Sul.

 

Durante o Fórum a Secretaria de Agricultura ainda apresenta uma série de seminários sobre o tema da economia de água na agricultura e trouxe  para a criançada a tecnologia  da realidade virtual. A equipe da pasta também criou uma  trilha do cerrado, com brincadeiras, exposições sobre hidroponia  e técnicas de manejo de água e solo.