Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/21 às 16h12 - Atualizado em 13/05/21 às 16h17

Sistema agricultura debate a implantação de creches na área rural do DF

COMPARTILHAR

 

Realizada na Secretaria de Agricultura, nesta quinta-feira (13), reunião para tratar da implantação das primeiras creches rurais do Distrito Federal. De acordo com o projeto, as creches serão instaladas nos Núcleos Rurais do Jardim II, em São José, no Pipiripau e na Taquara. A expectativa é a de que as três primeiras, que já contam com emenda parlamentar dos deputados Júlia Lucy (Novo), João Cardoso (Avante) e Martins Machado (Republicanos), sejam concluídas até o final de 2021.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Candido Teles, foi uma reunião importante que abriu o caminho para a construção das creches rurais, uma prioridade do governo Ibaneis Rocha. “Foi importante a presença desses atores para a implementação desse empreendimento, de tão grande alcance social, que é uma creche na área rural. Isso mostra o respeito que o governador Ibaneis tem com os produtores e as produtoras rurais e dá a essas pessoas, que moram no campo, um tratamento semelhante ao tratamento que é dado para as pessoas que moram na cidade. Foi muito proveitosa a reunião que teve início, meio e fim, e a sua conclusão com certeza vai agradar as mães e os pais que trabalham na área rural, e precisam ter uma creche para deixar os seus filhos e ganhar seu sustento”, afirmou o secretário.

 

A presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, ressaltou a importância da união desses órgãos para que as creches possam ser construídas e atender à população rural do DF. “Foi muito produtivo esse encontro entre todos os órgãos do governo envolvidos nesse projeto. Eu acredito que essa união é fundamental para que a gente alcance essa conquista. Nossas famílias no campo precisam desse apoio, e a gente vai conseguir implantar”, destacou Denise.

 

Em 61 anos da fundação de Brasília, essas serão as primeiras creches a atender crianças de 0 a 3 anos em área rural na capital. O presidente da Novacap, Fernando Leite, ressaltou que a pasta lançará nos próximos dias a primeira licitação para implantação da proposta. O presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, colocou o órgão à disposição para resolução das questões referentes aos terrenos onde funcionarão as creches. Também esteve presente, representando a Secretaria de Educação, o subsecretário de Infraestrutura Escolar, Leonardo Balduin.

 

Texto e foto: Ascom / Seagri-DF