28/06/22 às 11h41 - Atualizado em 28/06/22 às 11h45

Lançado o Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável do DF

A fim de lidar com os desafios que impactam no desenvolvimento do setor agropecuário do Distrito Federal, diversas instituições do governo distrital e federal ligadas à agricultura e ao meio ambiente, juntamente com entidades representativas do setor produtivo local, uniram-se para construir propostas para o desenvolvimento rural do Distrito Federal para os próximos 20 anos.

Esse processo colaborativo, que contou com a coordenação da Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF), resultou na elaboração de um plano, chamado DF Mais Agro.

Lançado no dia 24 de junho, no Parque da Granja do Torto, com a presença do governador Ibaneis Rocha, o documento foi estruturado em oito eixos temáticos, que contemplam desde a regularização fundiária até o apoio à agricultura familiar.

“Há 12 anos que foi aprovada a legislação determinando a criação desse plano, e a Secretaria de Agricultura, a Emater e a Ceasa, juntamente com as federações, elaboraram esse documento feito a várias mãos, ouvindo os produtores, para termos uma agricultura sustentável para nossa região”, destacou o governador.

Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do DF (Fape-DF), Fernando Cezar Ribeiro, o DF Mais Agro é um plano de estado para o agronegócio, que traz demandas representativas, como a regularização fundiária.

O documento ainda traz iniciativas para lidar com desafios para a área econômica, agricultura familiar, meio ambiente, infraestrutura rural, entre outras. Levar internet de alta velocidade, mais segurança pública e unidades escolares e de saúde para o campo também são iniciativas levantadas no DF Mais Agro.

O secretário de Agricultura, Candido Teles, explicou que por meio do Plano as atividades no campo estão planejadas por 20 anos. “Inclusive, muitas dessas iniciativas já foram ou estão sendo implantadas”, ressaltou.

Confira os 8 eixos temáticos

1. Infraestrutura Rural
  2. Agricultura Familiar
  3. Comercialização e Abastecimento