Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/06/21 às 15h12 - Atualizado em 21/06/21 às 15h13

Reunião define estratégias de ações conjuntas na área rural do DF

COMPARTILHAR

 

O secretário, Candido Teles, recebeu nesta segunda-feira (21), na Secretaria de Agricultura (Seagri-DF), a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, o presidente da Federação da Agricultura (Fape-DF),  Fernando Cezar Ribeiro e a superintendente do Senar-DF, Kelly Cristina Costa do Nascimento, para tratar sobre o nivelamento de ações conjuntas, entre as instituições, em prol dos produtores rurais e moradores do campo.

 

Foram tratadas questões relacionadas à fruticultura, suinocultura e agropecuária em geral, grãos,  recursos para investimentos em infraestrutura no campo, agricultura familiar, defesa agropecuária, crédito, além de questões tributárias, entre outros assuntos.

 

Segundo o secretário de Agricultura, Candido Teles, a reunião foi muito importante para o nivelamento das ações. Segundo ele, a Seagri está trabalhando para encurtar caminhos, ter mais proximidade com as instituições e, com isso, buscar soluções mais rápidas para o setor. “É um setor muito importante para o governador Ibaneis e que vem dando certo no Brasil inteiro. Nós podemos dizer que temos aqui, sem dúvida alguma, umas das melhores Empresas de Extensão Rural do Brasil, e nossa Defesa Agropecuária serve de modelo para o resto do país. A Secretaria de Agricultura do DF está caminhando para ter uma posição de destaque entre as Secretarias de Agricultura do Brasil”, ressaltou.

 

Ele destacou também a importância das parcerias no desenvolvimento da agropecuária local. “É importante fazer o alinhamento das nossas ações, de forma que continuemos a andar cada vez mais juntos e sabendo efetivamente o que a Seagri pensa em todos os assuntos que dizem respeito à agricultura, seja ela pequena, média ou grande”, disse o secretário Candido.

 

Para a diretora-executiva da Emater-DF, Loiselene Trindade, esse tipo de iniciativa ajuda a fortalecer o sistema e levar benefícios aos homens e mulheres do campo. “Eu acho que, quando colocamos vários parceiros com o mesmo objetivo, de fomentar a agricultura e a pecuária do Distrito Federal, estamos fortalecendo o setor e trazendo para o DF uma possibilidade de progresso. É trazer benefícios. E é pra isso que estamos aqui, trabalhando juntos para beneficiar o produtor rural”, afirmou a diretora da Emater.

 

Para o presidente da Federação da Agricultura, Fernando Cezar Ribeiro, essas reuniões são importantes para alinhar as demandas e juntos, decidir como cada ente pode colaborar para beneficiar os produtores do DF. “Essa reunião é excelente para criarmos sinergia em todos os órgãos que são vinculados com a Secretaria de Agricultura, além do nosso Sistema Fape-DF/Senar-DF, juntamente com os seus sindicatos. Aqui a gente molda as demandas, quais sãos os principais projetos e o que cada ente pode ajudar nesse desenvolvimento do agronegócio do Distrito Federal”, ressaltou.

 

Também participaram da reunião o secretário-executivo de Agricultura, Luciano Mendes; a chefe de gabinete da Seagri-DF, Cláudia Betini; a subsecretária de defesa Agropecuária, Danielle Araújo; o coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo Braga.

 

Ascom Seagri-DF