Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/10/22 às 10h43 - Atualizado em 21/10/22 às 14h08

Seagri-DF realiza terceira edição de curso sobre produção comercial de tilápia

 

Teve fim nesta sexta-feira (21), mais uma edição do curso com foco no desenvolvimento da piscicultura no DF, promovido pela Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF). Após dois anos de programação on-line por conta da pandemia, a capacitação foi altamente demandada pelos produtores, somando cerca de duzentas pessoas na lista de espera. Realizada entre 17 e 21 de outubro, esta foi a terceira edição do ano.

 

A capacitação aborda de forma teórica e prática os diversos manejos para a produção comercial e sustentável da Tilápia do Nilo, visando a profissionalização da cadeia produtiva da piscicultura no DF. “O curso já está no formato do Programa Alevinar. Antes, só a Seagri fazia as palestras e agora convidamos outras instituições para participar. Temos participação da Emater, Sebrae, Senar, Mapa, Embrapa e Defesa Agropecuária da Seagri. É um curso completo, e agora em um novo formato”, afirmou Cláudia Gomes, diretora de Políticas de Desenvolvimento Rural da Seagri-DF.

 

Com a chegada dos peixes aos tanques da Granja do Ipê, os estudantes dessa edição tiveram a chance de acompanhar o processo de criação de tilápias para o Programa Alevinar de forma ainda mais completa. “Já tivemos aulas práticas de análise de água e de solo. Tivemos também aulas de nutrição, e eles puderam ver na prática como é a alimentação dos peixes”, afirmou o gerente de Tecnologia Agropecuária da Seagri-DF, Ângelo Costa.

 

Após a quarentena os peixes são enviados a viveiros escavados para que se alimentem e se desenvolvam

 

Os peixes que chegaram à Granja do Ipê, coletados em parceria com a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), em Santa Catarina, são as futuras matrizes e reprodutores de tilápia do Programa Alevinar. “São peixes que já chegam melhores tanto em desempenho quanto em resistência ao frio, além de possuírem um laudo negativo para as principais doenças”, explica Ângelo Costa.

 

Maria Clara, estudante de medicina veterinária e Gustavo Teles, estudante de biologia

Também chamou atenção no curso a diversidade de perfis dos alunos. Maria Clara, de 24 anos, e Gustavo Teles, de 28 anos, são estudantes da Universidade de Brasília e também se interessaram pelo conteúdo oferecido na capacitação.   O casal reconheceu o potencial desse mercado no DF, e já traça planos para o futuro. “Ficamos sabendo do curso pela internet e falamos ‘por que não?’.  Por enquanto estamos na busca por informações técnicas, mas temos planos de um dia fazermos uma produção”, afirmou Maria Clara.

“Estamos aproveitando bastante podendo ver coisas que aprendemos na nossa graduação. A divisão entre conteúdo prático e teórico também está sendo bem balanceada, e isso facilita o aprendizado”, complementou Gustavo.

 

 

O coordenador geral de Ordenamento e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura, Bruno Queiroz, ressalta a importância dos sistemas de recirculação de água

Um dos temas de destaque é o da tecnologia de recirculação de água, tratado na palestra do coordenador geral de Ordenamento e Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Aquicultura, Bruno Queiroz. Ele ressalta a necessidade de o Brasil começar a implementar uma cultura de recirculação de água. “Cada vez mais vai ficar difícil de evitar essa tecnologia. Antes que vire um problema ambiental, é interessante que o setor comece a pensar em recirculação para poder ter uma vida mais tranquila”, afirmou.

 

O gerente de Tecnologia Agropecuária da Seagri-DF prevê a realização de mais edições da capacitação, além de outras novidades na Granja do Ipê. “Devido à pandemia, ficamos praticamente dois anos sem curso e a demanda estava muito grande. Muitos daqueles que não conseguiram participar desses cursos continuam na lista de novos cursos que serão elaborados. Mês que vem já teremos o encontro dos piscicultores, voltado diretamente aos produtores”, finalizou Ângelo Costa.

 

 

Informações e agendamento de cursos: (61) 3380-3112

 

Informação sobre comercialização de alevinos: (61) 3380-3112

 

Texto e imagens: Ascom Seagri-DF