Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
27/12/22 às 15h27 - Atualizado em 27/12/22 às 15h29

Mais qualidade de vida! Seagri-DF inaugura seu primeiro elevador

 

Após 90 dias de obra, a Secretaria da Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) inaugurou, nesta terça-feira (27), o primeiro elevador de seu prédio em 58 anos de história. A obra irá aumentar a qualidade de vida dos servidores, além de possibilitar novos acessos a pessoas com deficiência.

 

O secretário de Agricultura, Candido Teles, conta que a espera dos servidores pelo elevador já durava anos. “Estava todo mundo na expectativa, torcendo para que a construção terminasse. Com a chuva apertando a gente ficava se perguntando se ia dar certo. Todo dia tinha gente aqui vigiando a obra”, ele brincou.

 

O secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio dos Santos, prestigiou a solenidade e destacou a importância da ação. “Acessibilidade é para todos. Não é só para o cadeirante, é para qualquer um que tenha uma necessidade especial. Para muitas pessoas, esse elevador pode ser simplesmente uma máquina. Mas para aqueles que precisam de mais acessos, e precisam de certo conforto para e ir e vir, é muito mais. Essa é uma visão não só da Seagri, mas de todo o governo do DF”.

 

De acordo com um levantamento de 2021 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 24% da população brasileira se reconhece como pessoa com deficiência. Só no DF, eram pouco mais de 113 mil pessoas.

 

Os recursos necessários para financiar a obra foram adquiridos por meio de Emenda Parlamentar do deputado Iolando Almeida, no valor de R$ 300 mil. “Quando me requisitaram uma emenda para a construção desse elevador foi tudo muito natural, eu já tenho essa ligação com a Secretaria da Agricultura”, contou o deputado. “É um absurdo, em 2022, ainda encontrarmos obstáculos arquitetônicos que impeçam o direito de ir e vir das pessoas. Eu vi que alguns já estavam há 20 anos esperando por essa obra, e em um prédio dessa magnitude e importância, os servidores não poderiam ficar refém dessa situação”, frisou Iolando Almeida.

 

“O mais importante no serviço público é querer fazer. Nunca faltou dinheiro, o que precisamos são de bons projetos e pessoas com coragem para fazer. Nós já entregamos tantas obras, mas essa é diferente, pois ela tem um conteúdo social muito forte”, finalizou Candido Teles.