Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
3/08/23 às 10h19 - Atualizado em 3/08/23 às 10h22

Começou o 4º Encontro Distrital da Agroindústria!

 

 

Começou nesta quarta (2) mais um Encontro Distrital da Agroindústria. Este ano o evento chega à sua quarta edição, e está sendo realizado no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (CREA-DF).  Com duração de três dias e uma programação repleta de novidades voltadas ao setor agroindustrial, o Encontro é uma realização da Secretaria da Agricultura (Seagri-DF), Federação da Agricultura e Pecuária e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Fape-DF, Senar e Sindicatos) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), além de contar com o apoio de diversos parceiros.

 

Já no primeiro dia de evento foram mais de 230 participantes. Segundo o diretor de Inspeção de Alimentos da Seagri-DF, Marco Antônio Martins, esse é o maior público de todas as edições desse evento. “Batemos um recorde de participantes do Encontro Distrital da Agroindústria, e lotamos o auditório do CREA-DF de uma forma inédita”, afirmou o diretor da Dipova.

 

A abertura solene contou com a presença de autoridades locais, e do Embaixador de Israel, Daniel Zonshine. Abrindo as falas, a deputada federal Bia Kicis destacou a importância do laboratório de análise de alimentos na Seagri-DF para auxiliar as agroindústrias de pequeno porte na qualidade dos seus produtos. A presidente do CREA-DF, Maria de Fátima Có, frisou a relevância do Encontro na busca de soluções para o desenvolvimento local e nacional. Já o superintendente do Senar-DF, Eduardo Schulter, reforçou o papel primordial de quem trabalha no agronegócio, gerando emprego e renda para o Brasil.

 

A diretora técnica do Sebrae no DF, Diná Ferraz, esclareceu o papel do Sebrae. “Estamos abertos para empreender e concretizar sonhos, através de consultorias, orientações e cursos”. O coordenador da Rota da Fruticultura, Luis Curado, falou sobre os avanços com a Rota da Fruticultura. “Acreditamos que teremos muitos frutos desse evento também”, concluiu. Já o presidente da Emater-DF, Cleison Duval, disse que a empresa tem uma linha de trabalho muito forte com a agroindústria. “Hoje temos na sede da Emater-DF o nosso Centro de Formação, com uma estrutura montada para diversos cursos na área de agroindústria”.

 

Para o presidente da Fape-DF, Fernando Ribeiro, o evento é também um momento de troca de informações e parcerias. “Usufruam desse Encontro para criar e fortalecer relacionamentos”. Encerrando as falas, o secretário de Agricultura, Fernando Rodrigues, salientou a importância do evento. “É um momento para trocar ideias e aprimorar as propostas de mudanças para políticas futuras da agricultura”.  Ao final da abertura solene, o produtor rural Leo Hamu recebeu o certificado de registro da sua agroindústria artesanal, Leo Hamu Charcutaria, das mãos do secretário de Agricultura e do presidente da Fape-DF.

 

Na sequência, o primeiro dia contou com palestras sobre o registro de estabelecimentos de bebidas, escolha de embalagens seguras para alimentos de origem animal, e apresentação do Programa de Assistência Técnica e Gerencial na Agroindústria do Senar (ATeG – Senar). Ainda, foi apresentado o caso de sucesso do proprietário da Leo Hamu Charcutaria, registrada na Seagri-DF com o selo da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal e Animal (Dipova).

 

 

Sobre o evento

 

O 4º Encontro Distrital da Agroindústria continua nos dias 3 e 4 de agosto. Nesta quinta (3), haverá palestras sobre capacitação de manipuladores de alimentos, apresentação do International Featurede Standards (IFS) sobre normas globais de segurança e qualidade de alimentos, além do relato emocionante da sobrevivente de botulismo alimentar, Doralice Goes. “A batalha para sobreviver ao botulismo nos ensina a respeitar as sérias regras de segurança alimentar”, afirma Doralice Goes. No mesmo dia serão apresentadas ainda plantas modelo de granjas avícolas, que simplificam o processo de registro. O tema será complementado com o caso de sucesso do proprietário da Granja La Rosa, André La Rosa.

 

No último dia do Encontro, os participantes poderão conhecer um pouco do e-Social, sistema digital de envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas, e entender a importância das análises laboratoriais para a segurança e qualidade dos alimentos. Para fechar o evento, representantes da Seagri-DF, Sindicato de Hoteis, Restaurantes e Bares (Sindhobar), mercados varejistas e agroindústria do DF participarão de uma mesa redonda sobre as perspectivas e desafios para avanço da comercialização de produtos agroindustriais no DF. A fim de ilustrar o tema, o proprietário da Fripremium, Wesley Vasconcelos, contará sua experiência do registro do estabelecimento à obtenção do SISBI em apenas 6 meses, conquistando novos mercados.

 

A subsecretária da Seagri-DF, Danielle Araújo, destaca que o Encontro Distrital da Agroindústria é uma das principais estratégias de educação sanitária da Seagri-DF voltadas ao setor agroindustrial. “Esse evento é um espaço de aprendizado, inovação e discussão para alavancar o setor. Conseguimos reunir vários entes da cadeia produtiva: produtores de matéria-prima, agroindústrias, fornecedores de insumos, entidades de pesquisa, apoio, crédito e fomento. Esse networking é essencial para o sucesso de todo negócio”, afirma a subsecretária da Seagri-DF.