Senhores Produtores,
A SEAGRI-DF informa que não haverá mais no DF campanha de vacinação de animais contra febre aftosa.
O Distrito Federal encontra-se em processo de evolução do status sanitário para zona livre de febre aftosa sem vacinação. Essa mudança traz vários benefícios para diversas cadeias produtivas da pecuária local e para o comércio exterior do país.
Entretanto, para que tenhamos sucesso nessa mudança é fundamental o envolvimento dos produtores rurais em todas as suas etapas, e uma delas é a participação nas campanhas de atualização do cadastro de propriedades e explorações pecuárias, que foi criada em substituição à antiga etapa oficial de vacinação contra febre aftosa. Tal campanha ocorrerá anualmente no mês de maio, e aqueles produtores que não informarem os dados dos animais que possuem em suas propriedades ficarão sujeitos à autuação e restrições na movimentação do rebanho.
Em 2023, a campanha ocorreu entre os dias 1º de maio a 12 de junho, período no qual também é recomenda a vacinação anual contra RAIVA em bovinos, bubalinos e equídeos no Distrito Federal. Os produtores que não declararam a vacina antirrábica durante a Etapa de Maio de 2023 deverão entregar o comprovante da vacinação até o final de dezembro.
Além disso, destacamos a continuidade das campanhas de vacinação obrigatória das fêmeas bovinas e bubalinas de 3 a 8 meses de idade contra BRUCELOSE, cujas etapas ocorrem entre 1º de janeiro a 30 de junho (Etapa 1) e 1º de julho a 31 de dezembro (Etapa 2).
Para mais informações, acessar os links abaixo:
Campanha Anual de Vacinação e Atualização Cadastral
Etapas de Vacinação contra Brucelose
Atenciosamente,
Subsecretaria de Defesa Agropecuária (SDA)