Publicada a Portaria nº 24, de 17 de abril de 2023, que submete a consulta pública, pelo prazo de 05 dias úteis, a proposta de minuta do Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, Plano de Agricultura de Baixo Carbono do Distrito Federal, para o decênio 2020-2030, o ABC+DF.
O objetivo da consulta pública é permitir a ampla divulgação da proposta do Plano ABC+DF e de suas metas, decênio 2020-2030, a fim de permitir a participação de instituições interessadas e de toda a sociedade no processo de construção do documento final, por meio do envio de sugestões ou comentários.
Capa do Plano ABC+ DF
Segundo o secretário de Agricultura do Distrito Federal, Fernando Antônio Rodriguez, o Plano ABC+DF estabelece a continuidade das ações de apoio e desenvolvimento da produção sustentável e reafirma o compromisso do setor agrícola no avanço da redução das emissões de carbono. “O Distrito Federal, como referência em agricultura sustentável e vitrine tecnológica do país, tem papel fundamental na disseminação de técnicas de produção sustentável e no desenvolvimento de novas práticas e soluções para consolidação de uma agricultura de baixo carbono, moderna e de alto desempenho produtivo”, afirma o representante da Seagri-DF.
O Plano tem como objetivo a promoção da adaptação à mudança do clima e o controle da emissão dos gases de efeito estufa na agropecuária do Distrito Federal. Uma das premissas é a contribuição do setor agropecuário para alcance das
metas estabelecidas pelo Plano Carbono Neutro do Distrito Federal. “O ABD+DF constitui um marco para a produção rural distrital, além de se apresentar como importante somatório ao esforço nacional para alcance das metas estabelecidas no cenário mundial”, destaca Fernando Antônio Rodriguez.
Além da Secretaria da Agricultura do Distrito Federal, participam da construção do Plano ABC+DF diversas instituições compromissadas com o setor agropecuário que atuam na formulação de políticas públicas, assistência técnica e extensão rural, pesquisa e transferência de tecnologia, além de organizações representativas de produtores locais.
As sugestões à proposta de minuta do Plano, tecnicamente fundamentadas, devem ser apresentadas no formato de formulário editável, conforme modelo abaixo, e enviadas para o e-mail: dipdr@seagri.df.gov.br
Confira aqui a proposta do Plano de Ação ABC+DF