Para os produtores rurais, técnicos, estudantes e interessados na produção e manejo de abelhas nativas, o curso é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional Distrito Federal (SENAR-DF). O curso será ministrado pelos instrutores Guaracy Teles e Tomé Antunes, no dia 14 de dezembro, na antiga marcenaria da SEAGRI/DEMA.
Para Tomé Antunes, gerente de serviços rurais e instrutor, é uma atividade que tem grande importância ambiental, pela polinização das abelhas para equilibrar o ecossistema “Resolvemos fazer esse curso pela grande demanda dos produtores. E pela peculiaridade dessas abelhas que podem ser criadas também em áreas urbanas”.
O conteúdo programático do curso é de 8 horas aula e os produtores terão oportunidade de estudar a anatomia das abelhas, como manejar e técnicas para multiplicação de colmeias.
As inscrições são limitadas, o curso tem 20 vagas. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (61) 99648-6050, ou pelo e-mail:
Dados Gerais:
Data: 14/12/2018;
Local: Antiga Marcenaria da SEAGRI/SEMA;
Instrutores: Guaracy Teles e Tomé Antunes;
Conteúdo programático:
1-Tipos de abelhas;
2-Biologia das abelhas;
3-Criação de abelhas silvestres;
4-Técnicas para criação e manejo das abelhas indígenas;
5- Produtos e extração de mel;
6-Produção de caixa de abelhas indígenas;
7- Captura e transferência de colmeias silvestres;
8- Técnicas de multiplicação de colmeias.