Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
17/07/23 às 14h31 - Atualizado em 17/07/23 às 15h11

Seagri-DF participa de missão da Rota da Fruticultura ao Peru

 

Visita de comitiva brasileira ao Peru, pela Rota da Fruticultura

 

A Secretaria de Agricultura do DF participou da missão brasileira ao interior do Peru, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de julho para conhecer a produção de mirtilos e de outras frutas, entender o processo produtivo peruano, estabelecer contatos e conhecer e aprimorar técnicas de produção. O Peru é o maior produtor mundial de mirtilo. A visita técnica é uma iniciativa da Rota da Fruticultura da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF) e contou com a participação do secretário-executivo da Seagri, Rafael Bueno, de técnicos da Emater-DF, além da Embrapa e da Codevasf.

 

A visita da comitiva ao Peru teve como objetivo conhecer como se desenvolve a agricultura familiar e a fruticultura da região de San Vicente de Cañete. O sul do Peru, basicamente, tem uma agricultura familiar forte, voltada para a produção de mirtilos, abacate, tangerina e também de algumas culturas, como batata e pepino doce. Na parte que toca a produção de frutas, o foco é a exportação. Hoje, os produtos mais exportados são o abacate e o mirtilo, com foco principal na América do Norte e China.

 

Segundo o secretário-executivo da Seagri-DF, a viagem foi uma grande oportunidade para conhecer detalhadamente a realidade de um dos maiores produtores de mirtilo do Peru, além de exportador mundial. Além disso, os produtos cultivados na região peruana demandam grande mão de obra, sendo também uma grande fonte de geração de emprego.

 

“Para nós do DF foi um grande aprendizado ter visto a agricultura familiar fortalecida, principalmente pela fruticultura, que consegue ser esse impulsionador, seja do desenvolvimento regional, geração de renda e emprego e do fortalecimento da cadeia, que no Distrito Federal ajudará a preservar as áreas rurais frente à ocupação clandestina para se tornarem áreas urbanas. Mais do que apenas o desenvolvimento de uma cadeia agropecuária, do ponto de vista econômico, nós também temos esse olhar da sustentabilidade ambiental e da preservação do solo rural”, afirmou Rafael Bueno.

 

O ponto principal da missão foi visitar o campo de mirtilos do produtor Pablo Masuoka, na província de San Vicente de Cañete, que possui uma propriedade com 30 hectares com irrigação 100% por gravidade, em meio às montanhas, e não há gasto com energia elétrica. A comitiva foi recepcionada por autoridades locais e visitou a Universidade Nacional de Cañete, onde conheceu a produção científica sobre controle biológico, melhoramento genético e produção de mudas de alta tecnologia. A universidade também presta assistência técnica aos produtores locais.

 

Além disso, o grupo conheceu uma agroindústria de processamento de mirtilos, abacate e maçã; tipos de manejos diferentes de variedades de uva e mirtilo, que ainda não existem no Brasil; campos de produção de abacate, uva e mirtilo e viveiros de mudas dessas frutas.

 

Rota da Fruticultura

A Rota da Fruticultura é uma ação do Ministério do Desenvolvimento Regional em conjunto com órgãos parceiros, associações e entidades locais, com objetivo de elaborar estratégias para aumentar a produção e o fornecimento de frutas para mercados internos e externos, gerar emprego e renda na região, promover o intercâmbio de experiências e tecnologias, diversificar e implantar novas culturas e fomentar e motivar novos agricultores na produção de frutas no DF e Entorno.

 

Durante a AgroBrasília 2023, foi assinado um Protocolo de Intenções com a Codevasf, formalizando a atuação da Emater-DF e da Seagri no trabalho que vem sendo realizado junto aos produtores rurais do DF visando aumentar a produção de frutas, como açaí e mirtilo no DF.