Governo do Distrito Federal
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
14/03/25 às 14h04 - Atualizado em 14/03/25 às 14h09

SEAGRI-DF recebe Selo de Acessibilidade e reforça compromisso com inclusão

A Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (SEAGRI-DF) foi reconhecida pelo compromisso com a inclusão ao receber o Selo de Acessibilidade das Ouvidorias do GDF – 2024. A distinção, concedida pela Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD-DF), simboliza a adaptação das ouvidorias para atender a todos os cidadãos, independentemente de suas necessidades específicas.

 

O concurso inédito promovido pela CGDF e SEPD-DF avaliou diversos critérios, como a capacitação dos servidores em Língua Brasileira de Sinais (Libras), a disponibilização de ferramentas como o QR Code do DF Libras, a acessibilidade física e a adoção de práticas inclusivas no atendimento. A SEAGRI-DF se destacou ao participar ativamente de todas as convocações, apresentar relatórios dentro do prazo e concluir todos os cursos de capacitação nos anos de 2023 e 2024.

Segundo o secretário Rafael Bueno, essa iniciativa permite que o GDF de um passo importante rumo a um serviço público mais acessível e inclusivo, garantindo que todos os cidadãos tenham voz e sejam atendidos com respeito e dignidade. “O Selo de Acessibilidade das Ouvidorias do GDF se torna um legado inspirador para que outros órgãos e setores sigam promovendo a igualdade e a inclusão.” destacou.

 

O evento de entrega do selo ocorreu na tarde desta terça-feira (12), no Teatro Caesb, em Águas Claras, e reconheceu 23 órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) que se destacaram na oferta de um atendimento mais inclusivo e acessível às pessoas com deficiência. A SEAGRI-DF foi um dos 11 destaques entre mais de 100 ouvidorias avaliadas, evidenciando o compromisso da pasta com a promoção da acessibilidade. A conquista também valoriza o Sistema Agricultura, que engloba a CEASA e a EMATER. Dos 11 destaques, três pertencem ao sistema, reforçando o compromisso do setor com a acessibilidade e a inclusão.

 

De acordo com Franklin Rocha, ouvidor da SEAGRI-DF, a conquista do Selo de Acessibilidade é resultado do empenho da Gerência de Serviços Gerais (GESEG), liderada por Carlos Rones, e da Subsecretaria de Administração Geral (SUAG), que viabilizaram melhorias estruturais como a instalação de elevadores e a construção de rampas de acesso. “Enquanto Ouvidoria, nos qualificamos continuamente para atender esse público, reafirmando nosso papel na promoção da acessibilidade e inclusão”, destacou.